O Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day) é lembrado todo ano no dia 4 de fevereiro. A data é uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença. A campanha de 2019 tem o slogan “Eu Sou E Eu Vou.”
O câncer é uma doença que ocorre quando um grupo de células normais do corpo passam a ter um crescimento anormal e descontrolado, muitas vezes, formando um nódulo sólido chamado tumor, exceto na leucemia (câncer do sangue). Quando não tratados, os tumores podem crescer e se espalhar para outros tecidos que circundam o tumor, ou para outras partes do corpo através do sistema sanguíneo e linfático, e podem também afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório ou, ainda, liberar hormônios que podem afetar funções do corpo.
Os tipos de câncer mais comuns são (dados mundiais):

Evidências fortes corroboram a associação entre a obesidade e 13 tipos de câncer, que em sua maior parte compreendem tumores do trato digestivo e neoplasias relacionadas com os hormônios nas mulheres, de acordo com uma nova análise publicada no periódicoBritish Medical Journal, em 28 de fevereiro de 2017.
O estudo demonstrou que o excesso de gordura corporal aumenta a incidência da maior parte das neoplasias do sistema digestivo, bem como do câncer de mama e do câncer endometrial após a menopausa, o que vai ao encontro do relatório feito em 2016 pela International Agency for Research on Cancer (IARC).
A conclusão inevitável a partir destes dados é que a prevenção do excesso de peso no adulto pode reduzir o risco de câncer. O excesso de gordura corporal é potencialmente o segundo fator de risco de câncer modificável mais importante depois do tabagismo.
O ano de 2019 marca o lançamento da campanha de 3 anos: “Eu sou e eu vou”, uma chamada para ação, a qual pede por um compromisso pessoal para ajudar a reduzir o impacto do câncer. Seja você quem for, você tem o poder de reduzir o impacto do câncer para si mesmo, para as pessoas que ama e para o mundo.

Fontes: Organização Panamericana de Saúde União Internacional de Controle do Câncer – UICC; https://portugues.medscape.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *