A melatonina é um hormônio produzido exclusivamente à noite e que regula o nosso ritmo circadiano, período de 24 horas no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos, que controla o sono e o apetite.

O tecido adiposo marrom (TAM) é conhecido há muitas décadas como um tecido termogênico em mamíferos, porém sua significância clínica em humanos vem demonstrando que adultos também possuem TAM ativo, especialmente após exposição ao frio. O estudo buscou demonstrar que em humanos, assim como em animais, a melatonina recruta e ativa esse tecido.

A pesquisa foi realizada em pessoas com deficiência de melatonina, por tumores de pineal. Os resultados foram positivos, pois houve aumento de tecido marrom, redução de triglicérides e colesterol total e uma tendência de redução da resistência à insulina.

A grande questão é como a ciência pode se utilizar desse estímulo do tecido adiposo marrom, pela melatonina, de forma a configurar um ambiente propício para o tecido ser ativado em maior quantidade e, assim, combater a obesidade e o diabetes tipo 2.

O estudo “Melatonin increases brown adipose tissue volume and activity in melatonin deficient patients: a proof-of-concept study”, foi publicado online, no dia 15 de fevereiro de 2019, na revista Diabetes (American Diabetes Association).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *