Cirurgia plástica após cirurgia bariátrica
Em alguns casos, após a realização de cirurgia bariátrica, o próximo passo pode envolver uma cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele resultante do intenso processo de emagrecimento. A cirurgia plástica está inserida em um programa de tratamento integral do paciente e pode ser a última etapa do tratamento cirúrgico da obesidade. O contorno corporal melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, removendo o excesso de gordura e de flacidez. Mas, quando é possível fazer a cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica?
As cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorrer a estabilização do peso. Mesmo assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30. Acima de 30, somente se houver razões relevantes para a indicação.
A estabilização do peso ocorre geralmente entre 1 e 2 anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e o excesso de gordura prejudicarem a locomoção do paciente.
A parte do corpo que a maioria dos pacientes deseja reparação é o abdômen e, em seguida, a retirada do excesso de pele das mamas, braços e coxas. É fundamental que o profissional esteja devidamente habilitado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, para evitar que complicações que possam surgir em decorrência de uma cirurgia mal feita ou não recomendada naquele momento