O cirurgião Mathias Fobi, natural de Camarões, é internacionalmente reconhecido pelo desenvolvimento da técnica de cirurgia bariátrica “Fobi-Pouch” – Cirurgia de Fobi, também chamada de Bypass Gástrico.

Dr. Mathias Fobi

Ao longo dos anos, Fobi operou milhares de pacientes e foi pioneiro em várias técnicas cirúrgicas. Sua cirurgia característica, “The Fobi Pouch”, consiste em um desvio de grande parte do estômago e uma pequena parte do intestino delgado. É a cirurgia mais realizada no mundo. Só nos Estados Unidos, são realizadas mais de 200 mil cirurgias por ano. No Brasil, são realizadas em torno de 60 mil procedimentos de um total estimado de 100 mil cirurgias bariátricas realizadas anualmente.

Mas, ao longo dos anos, ele também enfrentou duras críticas daqueles que achavam que sua cirurgia para perda de peso é muito drástica e arriscada. Muitas vezes, processado maliciosamente porque disseram que não se pode tratar pessoas gordas com cirurgia.

Na verdade, Fobi acreditava tão fortemente em cirurgia que sua filha, Ngelah, fez o procedimento quando tinha apenas 16 anos – seu parceiro fez a operação.

Como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia bariátrica sofreu algumas modificações. Segundo Fobi, a cirurgia no início, “basicamente restringia o fluxo de comida no estômago, obrigando o paciente a mastigar e comer devagar, tornando o ato de comer mais eleborado ao paciente. Com o passar dos anos, nós compreendemos que a cirurgia poderia ser mais eficaz, se fosse conduzida de outra forma. Então, decidimos modificá-la. Agora, o que nós fazemos é limitar a capacidade elástica do estômago. A cirurgia não tem como objetivo limitar o quanto o paciente consegue comer, mesmo que, na prática, seja isso o que acontece. […] Dessa forma, uma vez que nós entendemos que era necessário modifica-la, nós criamos um anel gástrico que não era tão apertado, para que o estômago do paciente pudesse esticar até certo ponto após a ingestão de uma quantidade menor de alimentos, dando sensação de saciedade. Atualmente, a cirurgia funciona muito bem.”

Atualmente, é professor clínico de cirurgia no SAIMS e o diretor clínico de pesquisa e treinamento na Mohak Bariatric e na Robotic JIO University, em Indore, Índia. Graduado pela escola de farmácia da Universidade de Michigan, o Dr. Fobi concluiu a faculdade de medicina da Universidade de Cincinnati e uma residência cirúrgica no Hospital Charles R. Drew / Martin Luther King, onde atuou como chefe da divisão de cirurgia geral através 1981. Ele abriu o Center for Surgical Treatment of Obesity em Los Angeles em 1981 e sediou o simpósio internacional anual sobre cirurgia bariátrica de 1981 a 1992. Ele serviu como Presidente do Capítulo da Califórnia da ASMBS, Presidente da Fundação ASMBS , o Presidente da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade (IFSO) e Presidente do Conselho de Curadores da IFSO

Fontes: Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do St. Mary Medical Center e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *