Doutor na Cozinha – Ceviche Clássico from Dr. Aderson Aragão on Vimeo.
O Ceviche é uma iguaria de origem andina, que teve o primeiro registro feito há mais de 4 mil anos pelos povos que habitavam o Norte do Peru. País que transformou o prato em orgulho nacional e é considerado Patrimônio Cultural.
O nome ceviche é derivado do Quíchua, língua indígena, e vem do “siwichi”, que significa peixe fresco. Há ainda a hipótese da palavra “cebo” também ser uma influência, já que significa “isca” ou cortes pequenos de peixe, como normalmente o peixe é servido no prato. Outra linha, considerada como oficial pelo governo peruano, é que o nome seja derivado do Árabe “sibesh”, ou seja, comida ácida, com base no fato de que mulheres mouriscas marinavam o peixe cru dos Incas em suco de laranja azeda.
Apesar de a receita original ter sido aperfeiçoada com o passar dos anos, a base do ceviche é essencialmente a mesma desde a sua criação: peixe branco de água salgada cru, com suco de alguma fruta cítrica (“leche de tigre”), que acaba cozinhando o peixe por causa do ácido cítrico. Nos primórdios, o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba, um fruto nativo que se assemelha ao maracujá. Durante os tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta aji, muito picante, hoje obrigatória no prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis na região.
RECEITA – CEVICHE CLÁSSICO
INGREDIENTES
• 300g de tilápia em cubos
• 1 punhado de coentro
• 1 dente de alho
• 1 cebola roxa
• 1 talo de salsão
• gengibre
• pimenta de cheiro
• 12 limões
MODO DE PREPARO
Prepare, primeiramente, a marinada. Faça o suco dos 12 limões, acrescente salsão, gengibre, cebola, pimenta, alho e algumas aparas do peixe. Reserve na geladeira por 40min a 1 hora. Após esse tempo, a marinada já está pronta para ser feito o “leitche de tigre”, que é marinada já batida no liquidificador ou miixador. Basta coar a marinada, acrescentar alguns pedaços de gengibre, salsão, peixe e processar. Logo após, despeje a marinada no peixe em cubos, já temperado com sal. Misture bem para que o peixe absorva os sabores. Adicione o coentro e a cebola em julienne (cebola em tiras finas), continue misturando. Deixar 40seg a 1 min e servir imediatamente.
Gostou? Deixe seu comentário.