ATIVIDADE FÍSICA E OBESIDADE
A atividade física é parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente na vida das pessoas. Sendo assim, o papel do educador físico dentro de um programa multidisciplinar é fundamental para êxito do tratamento de pacientes com obesidade.
SEDENTARISMO X ATIVIDADE FÍSICA
O sedentarismo constitui fator relevante para a manifestação e a manutenção da obesidade. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que 80% da população adulta no Brasil é sedentária, pois o lazer, para muitas pessoas, constitui-se de atividade sedentária, como assistir a televisão e brincar com jogos eletrônicos e virtuais.
Mudanças de hábitos de vida, associando prática regular de exercícios físicos com o consumo de dieta saudável, constituem estratégias que podem garantir a perda de peso e a sua manutenção em longo prazo. Assim, em um programa de redução de peso, o exercício físico tem papel fundamental não apenas na fase de perda, mas também na fase de manutenção, prevenindo reganho. É fundamental a orientação e acompanhamento de atividades físicas a pacientes pós-cirurgia bariátrica.
A atuação do educador físico, integrada aos profissionais de saúde no combate à obesidade e no pré e pós-cirurgia bariátrica, deve estar associada às ações preventivas e curativas, essenciais não só para a perda/manutenção de peso, como para a melhora da qualidade de vida.