O papel do fonoaudiólogo no âmbito da cirurgia bariátrica
A fonoaudiologia é uma ciência que se ocupa em prevenir, tratar e reabilitar as alterações relacionadas à voz, linguagem, audição, bem como a melhor adequação das funções de respiração, mastigação, sucção, deglutição e fala (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia).
O fonoaudiólogo integra possui papel importante no tratamento de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, contribuindo para uma melhor adaptação alimentar do paciente, considerando a sua nova condição anatômica (“seu novo estômago”), de forma a proporcionar meios para uma reeducação mastigatória, observando as condições das estruturas necessárias para que essa mastigação ocorra com eficiência.
Os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica têm o propósito de se preparar para a gastroplastia e seu restabelecimento, sendo assim não será necessário que o paciente
permaneça em terapia fonoaudiológica após o restabelecimento das funções mastigatórias. O mais importante é facilitar o retorno à alimentação após o procedimento cirúrgico. De maneira geral, orienta-se quanto à qualidade e quantidade alimentar no que diz respeito ao modo de ingestão dos alimentos em cada porção, favorecendo assim, o equilíbrio nutricional e a interação social frequente em momentos de alimentação.
É significativo que o atendimento fonoaudiológico comece antes da cirurgia, para que os
candidatos à cirurgia bariátrica possam ter tempo hábil para realizar modificações necessárias e orientadas pelo Fonoaudiólogo, quanto ao modo de ingestão dos alimentos, quer sejam líquidos, pastosos ou sólidos. Dessa maneira, terão a oportunidade de conhecer todo o processo e, principalmente, treinar o modo mais apropriado, confortável e seguro de se alimentar.