A Nutrologia, segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes nos alimentos e no nosso organismo, tanto em condições de saúde como de doença. Envolve a fisiopatologia, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças ligadas à alimentação ou a falta dela. Tem estreita relação com a oferta adequada de nutrientes e fitoquímicos ao organismo, assumindo um papel importante na redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis que figuram entre as principais causas de morte nos dias de hoje, como a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes e o câncer. A Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida desde 1978.

Um dos grandes desafios na obesidade é a mudança dos hábitos alimentares. Como um dos tratamentos para essa doença crônica, a nutrologia se faz presente também na Cirurgia Bariátrica.

PAPEL DO NUTRÓLOGO NA CIRURGIA BARIÁTRICA

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam maior risco de desenvolver deficiências nutricionais pela limitação na ingestão e na absorção dos diferentes nutrientes, em especial, de vitamina B12, ferro, cálcio, vitamina D, folato e proteína.

Os sinais e sintomas que geralmente podem ocorrer destas deficiências são: queda de cabelo, unhas quebradiças, anemias, fraqueza, cansaço, pele ressecada, “formigamento”, e algumas vezes, déficit de memória.

O papel do nutrólogo na cirurgia bariátrica é auxiliar no período pré e pós-operatório, junto com os demais membros da equipe multidisciplinar, formada por cirurgião, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico, agindo de forma preventiva, por meio de suplementação vitamínica e mineral, oral ou injetável, evitando desta forma, que sequelas irreparáveis sejam ocasionadas.