Qual o enfoque do psiquiatra na cirurgia bariátrica?

O psiquiatra é o profissional que faz parte da equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica, com o enfoque de cuidar da segurança psicológica dos pacientes, tanto no pré quanto no pós-operatório, ajudando a evitar complicações emocionais e comportamentais que possam comprometer o resultado da cirurgia.

Estas complicações incluem desde quadros ansiosos ou depressivo leves, até situações mais complexas como o desenvolvimento de dependência química, desenvolvimento de transtornos compulsivos alimentares ou não, como anorexia, bulimia, entre outras.

Apesar da cirurgia bariátrica não ser a causa de transtorno psiquiátrico, pacientes com
potencial de desenvolver doença psiquiátrica podem deflagrar suas patologias de base no transcurso do tratamento cirúrgico ou mesmo não saberem lidar com frustrações em casos de insucesso ou recidiva da obesidade.

Além disso, não se pode deixar de ressaltar as mais diversas reações psicológicas ao
emagrecimento, que via de regra, costumam ser positivas e saudáveis, mas que podem
assumir a forma de sofrimento psíquico. Como exemplo, alguns pacientes supervalorizam o emagrecimento e ao emagrecerem se frustram ao perceberem que muitos de seus problemas não tinham nenhuma relação com o sobrepeso e que eles continuam ali, apesar dos muitos quilos a menos. Em outros casos, os pacientes podem ficar excessivamente eufóricos e “deslumbrados” com o emagrecimento, a ponto de cometer alguns exageros em sua vida pessoal.

O psiquiatra é o profissional para identificar perfis de risco para todas essas condições, como deslumbramentos excessivos e também para ajudar caso ocorra o insucesso. Ele também é responsável por avaliar e orientar aqueles pacientes que já se tratam de transtornos psiquiátricos e ao serem avaliados para a cirurgia, servindo como a ponte entre o cirurgião e o psiquiatra responsável por estes casos, orientando-os e discutindo as melhores opções terapêuticas para aqueles pacientes, além do melhor momento da intervenção.

A atuação deste profissional é importante na equipe multidisciplinar para dar segurança aos pacientes em todas as fases do tratamento.