O que é SET POINT? O set point, ponto de ajuste, é um termo que significa que um jogador de tênis está prestes a ganhar um jogo. Mas, não é desse set point que se irá tratar, mas sim do “SET POINT DE GORDURA CORPORAL”, ponto de ajuste metabólico.
Por que é tão difícil emagrecer? Por que é tão difícil, principalmente, manter a perda de peso? Por que, muitas vezes, começamos uma dieta e, depois, recuperamos todo o peso de volta? A resposta a essas perguntas está no “set point de gordura corporal”.
Quando se fala em obesidade, vem logo à mente a ideia de que a pessoa obesa come mais do que gasta calorias. Mas, será que é só isso? Não mesmo! Há muito por trás da obesidade que se possa imaginar. É preciso entender como funciona o “set point de gordura corporal” e como a cirurgia bariátrica é o método mais eficaz para alterá-lo .
A obesidade se tornou uma pandemia que precisa de ações urgentes para o seu controle.
INDICES SOBRE OBESIDADE
Os índices de obesidade mórbida e de doenças associadas como diabetes
mellitus tipo 2 alcançaram números alarmantes. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, apontou aumento no número de obesos no país em 67,8% entre 2006 e 2018. O Brasil hoje ocupa hoje o 5º lugar no ranking da obesidade e o 4º lugar do
diabetes. Outras doenças como hipertensão, aumento do colesterol, apneia do sono e câncer estão também associadas ao excesso de peso.
QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO?
Os pacientes com obesidade leve e moderada (sem doenças associadas à obesidade) se beneficiam de acompanhamento multidisciplinar (nutrólogo, nutricionista, psicólogo, educador físico…). Muitas vezes, durante o acompanhamento, a equipe médica pode considerar o uso de terapias complementares à dieta, como medicações ou o balão intragástrico. Essas alternativas somente podem ser utilizadas sob acompanhamento médico rigoroso. Os pacientes com obesidade mórbida de longa data, e que não apresentem contraindicações, tem indicação cirúrgica. A intervenção cirúrgica é o tratamento mais eficaz para a obesidade mórbida até o momento.
Em média, alcança-se uma perda de 60 a 80% do excesso de peso após 1 ano da cirurgia. Problemas de saúde relacionados à obesidade são resolvidos em até 80% das pessoas.
COMO CONSEGUIR RESULTADOS COM A CIRURGIA?
Ao alterar essa relação complexa do corpo com os alimentos e metabolismo, a cirurgia bariátrica ajuda a redefinir a capacidade do organismo em gerir o peso de forma eficaz. O impacto metabólico da cirurgia permite a regulação do ponto de ajuste para um nível de peso muito menor.
Alterando a anatomia do estômago e / ou intestinos, esta cirurgia afeta sinais hormonais, resultando em:
* diminuição do apetite,
* aumento da saciedade,
* aumento do metabolismo
* preferências alimentares mais saudáveis.
Estas mudanças positivas permitem que seu corpo perca peso sem a luta
Um outro fator pesando contra tudo isso e que as pesquisas mostram um bom numero de pessoas conseguindo sucesso na primeira tentativa de emagrecer, mas quando considerado a longo prazo, apenas uma parcela muito pequena consegue manter o peso ideal por toda a vida. Um a dois tercos do peso perdido sao recuperados ainda no primeiro ano, e todo ele em cinco anos. Num desses acompanhamentos de 7,3 anos McArdle cita uma pesquisa de 121 pacientes monitorados, onde apenas 7 mantiveram os novos habitos de vida e o peso corporal saudavel. Claro que tudo isso tambem depende de estimulos e de, sobretudo, auto-estima para poder estar sempre dando a volta por cima. Se as pessoas do mesmo meio social nao colaborarem ou nao forem pelo menos parecidas Um abraco!!!! Um dos argumentos contra as dietas, fala-se em uma possivel teoria do ponto preestabelecido onde o corpo teria uma tendencia de manter um determinado peso gordo ou magro por toda a vida. Esse mecanismo estaria localizado dentro do hipotalamo sendo esse ponto diferente em cada pessoa. Se o sujeito emagrece abaixo desse suposto limite, o corpo realiza ajustes tentando repor as gorduras perdidas aumentando a fome do individuo.
o Set point talvez pode ter origem psicológica, ou seja, o costume que uma pessoa tem de ter comido certa quantidade exagerada de comidas ou guloseimas durante muito anos de sua vida e então essa pessoa ao ter feito uma dieta durante algumas semanas ou meses e ter chegado ao peso desejado pode acontecer que ela mesmo sem estar com fome venha a querer comer a mesma quantidade de comida ou as mesmas quantidades de guloseimas (exemplos; chocolates, sorvetes, pizzas, doces, etc,etc ) que comia antes quando era mais pesada. Penso que algumas das formas que podemos fazer para driblar isso é através do aumento do gasto calórico (através do aumento da atividade física) ou então de arrumar outras formas de prazeres que abafem o desejo do prazer de se ingerir grandes quantidades desses alimentos ou guloseimas. Prazeres com arranjar mais amigos e se divertirem juntos e passearem, arrumar namorado ou namorada se não tem nenhum; entrar em algum grupo presencial de amigos que se encontrem pra conversar ou praticarem esportes juntos (rsrsrsrs: não adianta se encontrarem para se encher de cerveja que não vai adiantar nada pois as diversões sugeridas são justamente para evitar a ingestão exagerada de alimento ou bebidas calóricas, rsrsrsrs)